quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Complicações e cirurgias


Só o fato de estarmos na UTI com nossos filhos já é motivo suficiente para ficarmos triste, íamos todos os dias cedo e claro na esperança de todos os dias encontra-los bem e com melhoras... Mas infelizmente nem todos os dias são assim! Existe um canal arterial no bebê que quando ele nasce a termo fecha naturalmente, mas em bebês prematuros nem sempre se fecha e chamam-se de persistência do canal arterial, dependendo do estado do prematuro pode ser tratado com medicamento (Indometacina) para o fechamento deste canal, mas em casos que os bebês possuem algumas alterações nos exames e não podem tomar os medicamentos deve-se recorrer à cirurgia e o não fechamento acarreta em várias consequências para o bebê levando até a óbito.
Passamos pelas duas experiências! A Bia chegou a pesar 800 gramas ficou bem debilitada e com alterações significantes nos exames... Teve que fazer várias transfusões de sangue por que estava com anemia, começou a ter falência nos rins e por esses motivos não pode fazer o tratamento por medicamentos.
No dia 26/01 tivemos a terrível notícia de que nossa Bia teria que fazer a cirurgia corretiva... Entramos em choque! Foi muito as pressas ela estava piorando cada dia mais... Nossa bebezinha com apenas 800g fazer uma cirurgia no coração?? Foi só Deus para nos confortar naquele momento!
Ela entrou na sala de cirurgia as 16:00 e falaram que ela deveria sair por volta das 20:00 da noite as 16:45 nos ligaram avisando que nossa princesa já estava de volta a UTI Neo, quando a vimos foi como um verdadeiro milagre ela já estava quase 100% melhor!! Mas foi um susto enorme, uma cirurgia em um bebê de 800g só Jesus mesmo!!
Essa foto mostra como ela era bem pequenininha e o tamanho da cirurgia

 Já o Cacá foi tratado por medicamentos e havia fechado bastante! Mas no dia 29/01 tivemos a triste notícia que ele também teria que fazer a cirurgia as pressas porque o canal havia regredido tudo e o canal estava novamente totalmente aberto... Como já havíamos passado pela cirurgia da Bia e graças a Deus tinha sido tranquilo, na cirurgia do Cacá estávamos mais tranquilos! Mas não menos nervosos e ansiosos para que tudo acabasse logo... Ele entrou na sala de cirurgia as 14:00 e saiu mais ou menos as 17:30 estávamos bem preocupados por que a cirurgia da Bia foi em 45 minutos apenas... Mas graças a Deus ocorreu tudo bem... Ele voltou sonolento por causa da anestesia. Saímos do hospital sem ele ter acordado... Dormiu o dia inteiro... No outro dia ele já estava bem disposto!
Essa foto foi no dia seguinte a cirurgia

 Aqui com o papai


 E aqui com a mamãe :)


Não desejo o que passamos para ninguém! É horrível a ida dos bebês para o centro cirúrgico e esperar o retorno dos bebês é pior ainda! Mas também queria tranquilizar os papais que estão passando por situação parecida... Hoje são raros os casos de óbitos, os médicos possuem muitos recursos e fazem isso todos os dias! E o médicos dos médicos nosso Senhor Jesus não desampara nenhum filho seu! Ao ver a recuperação deles tivemos a certeza que a cirurgia só veio para dar-lhes mais forças! No próximo post irei contar outros benefícios da cirurgia!

"É Ele que perdoa todas as tuas iniqüidades, e sara todas as tuas enfermidades". (Salmos 103:3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário