quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Nossas tentativas - parte 2 - 10 dicas para engravidar

Como eu havia dito eu tentei inúmeras coisas para conseguir engravidar... Vou dar 10 dicas para você que está nas tentativas para a tão sonhada gravidez.

1 - Decisão: Antes de qualquer coisa por experiência própria, converse muito com o seu parceiro analizem juntos como anda o relacionamento de vocês. Pode até parecer contraditório eu estar dando isso como a primeira dica mas eu teria evitado muitas discursões se eu tivesse olhado o lado do Fabio e ele o meu. Não é que não estávamos preparados mas a verdade é que nunca estaremos preparados por completo! Um exemplo simples é dizer que nos programamos para um bebê e veja só vieram dois! Dois bebês é uma benção tamanha em dose dupla com certeza, mas sem programar pode gerar um grande conflito financeiro - uma das principais causas de separações de casais!! Vale a pena um plano B para todas as decisões tomadas por vocês!

2 - Check up médico: Primeiramente você e o futuro papai devem ir aos seus respectivos médicos para um check-up. Isso fará vocês terem a certeza de que não existe nenhum impedimento e nem imprevistos para engravidar.
Para a futura mamãe o médico pedirá vários exames como aqueles que eu havia dito que fiz: Ultrassom transvaginal, hemograma completo, testes hormonais, ultrassom da mama, papa nicolau, urina, etc...
Para o futuro papai: Hemograma completo e espermograma.
Após os resultados e se tudo estiver ok, seu médico irá pedir para você começar a tomar o ácido fólico (uma vitamina do complexo B - previne alterações no tubo neural do bebê, doenças do coração, do trato urinário e fissura lábio-palatina. Para a mamãe, a vitamina traz benefícios como prevenir doenças cardíacas, certos tipos de câncer e anemia.)

3 - Vícios: Não se desespere caso você possua algum tipo de vício (cigarro, bebidas alcóolicas, drogas) claro que o certo seria você não usá-los desde sempre porque eles são químicos que causam infertilidade, mas se você possue algum vício converse com o seu médico ele pode te dar alguns cuidados paleativos. Mas pense sempre em seu bebê, ele merece todo esforço e sacrifício!!

4 - Alimentação: Você tem que pensar que logo você terá um novo "hóspede" morando por 9 meses em sua casa, e quem recebe alguém com a casa "suja", não é verdade? Melhorar a alimentação ajuda o corpo a se preparar para a gravidez, quem pretende engravidar deve ingerir alimentos ricos em vitamina E, B6 e ácido fólico. Beber muiiiiiita água, e evitar alimentos que contenham cafeína porque além de aumentar a ansiedade a cafeína altera a temperatura basal - uma forma de controlar seu período fértil. (breve postarei como medir a temperatura basal).

5 - Seu corpo: Aprenda a calcular seu período fértil, saiba conhecer o seu corpo, toque-se!! Várias mulheres não sabem nem os seus tipos de mucos. A cada fase do nosso ciclo menstrual temos um tipo de muco, mas lembrando que sem alteração de cheiro! (vou montar um post para explicar detalhadamente sobre nosso período fértil, mucos...) Te digo mais como identificar uma futura gravidez se você nem conhece seu corpo hoje??

6 - Sua mente: Logo se você não está bem consigo mesma definitivamente você não está pronta para ter um bebê! O stress é um grande inimigo da fertilidade... Para conseguir engravidar você precisa estar tranquila de bem com a vida e sem estar no meio de confusões familiares, afinal de contas você precisará de todo o apoio deles! Hoje em dia existem várias técnicas para relaxamento e controle do stress. Que tal tentar umas aulinhas de Yoga que além de trabalhar a mente também ajuda bastante o corpo? Ou umas sessões de acupuntura (www.fisioverdade.com.br)?

7 - A prática: A melhor parte de todas é a prática!! Mas desde que o sexo não seja somente e exclusivamente para a finalidade de engravidar! Pode ser que você não veja que isso trará algum problema a vocês, mas posso dizer que sim! Depois que tivemos os bebês em conversa a dois vimos o como desperdiçamos lindos momentos com o foco de engravidar! Ficavamos pensando em qual posição era melhor, até plantar bananeira eu plantei para que os nossos "bebês" nadassem com mais facilidade... Quando terminávamos de fazer amor ao invés de nos curtir ficávamos pensando se tinha dado certo, se daquela vez teríamos conseguido engravidar, pensando em colocar travisseiro embaixo do bumbum... Tudo muito frustrante! Uma situação sem clima nenhum... Até que tudo volte ao normal sem muitas consequências demora muito!! No meu caso como tive Hematômas retrocoriônicos (a placenta ainda não tinha colado por completo) fiz o uso do Ultrogestan - progesterone para acelerar o processo. Quase não pude ter relações durante a gravidez o que piorou tudo! E depois vieram os bebês, ai já viu né?!! Então minha dica é curtam um ao outro bastante a gravidez é simplesmente uma consequência!! Mas é claro que tudo o que pudermos fazer para adiantar este processo é válido né? Mas não deixe subir para a cabeça!!

8 - Evite lubrificantes: Gel lubrificante não impede gravidez. O que pode acontecer é uma alteração no ph vaginal que pode dificultar a entrada do espermatozóide, mas não evitar uma gestação. Mas tudo o que não ajuda atrapalha certo?! Mas para você que precisa de uma ajudinha opte por lubrificantes que ajudam na fertilidade. O conceive-plus por exemplo é um gel que promote prolonger a viabilidade espermática e motilidade (ajuda os espermatozóides nadarem com mais facilidade). Ele também ajuda com a fecundação no processo de concepção. ( breve posto mais sobre estes lubrificantes de fertilidade).

9 - Converse com outras tentantes: O que me ajudou bastante foi conversar com outras pessoas que passavam pela mesma situação que a minha! Acabei fazendo ótimas amizades! O site que eu frequentava e frequento até hoje é o http://brasil.babycenter.com/ tem excelentes dicas e acredite milhares de mulheres passando pela mesma situação que a sua!

10 - Nunca desista: As tentativas nunca são demais e afinal de contas todos que conseguiram tentaram pelo menos uma vez!!

Eu farei tudo o que estiver ao meu alcance para ajudá-las!! Eu senti na pele como é difícil e angustiante o tão sonhado bebê!
Mas nunca se esqueçam que acima da vontade de vocês está a vontade de Deus, só Ele sabe o tempo certo de todas as coisas! Ore peça a Ele que os seus planos sejam os Dele só assim ele nunca serão frustrados!!!

Beijosss

Nenhum comentário:

Postar um comentário